TwitterFacebookYoutube
Carregando...

Artigos

  

RESPONSABILIDADE DO MICROFRANQUEADOR
15.mar.2012 [qui]


Sob a perspectiva de responsabilidades e obrigações, o parâmetro a ser seguido é o contrato firmado entre as partes. Porém, de forma mais subjetiva, deve-se observar os interesses mútuos entre franqueador e franqueado no crescimento do negócio e fortalecimento da marca.
 
O franqueado deve compreender que faz parte das regras do negócio trabalhar em pró da franquia o que traz sucesso e fortalecimento para marca conseqüente agrega valor ao negócio para si e para a rede.
 
O franqueador deve deixar claro o detalhamento de operações, território, utilização de produtos e serviços, utilização da marca, regras de entrada e saída, condições de suporte. Descrever os aspectos que norteiam a relação para que cada envolvido possa cumprir sua parte, fazendo que ambos possam se sustentar.
 
Franqueador sem franqueado não obterá sucesso e o inverso também é verdadeiro.
 
O contrato de franquia desenha no papel as regras, no entanto se o que estiver no papel não for desempenhado na prática dificilmente o sistema se sustentará e este é o maior desafio, pois a relação precisa criar corpo para que os fatos ocorridos possam ser resolvidos sem a necessidade de trazer a tona o contrato, o que pode desgastar a relação entre as partes.
 
A responsabilidade do franqueador é estabelecer o escopo “do acordo” e segui-lo de forma que o franqueado possa estar seguro desde aquisição até o desempenho do seu trabalho diário. E ambos estarem dispostos a rever este acordo à medida que se fizer necessário.
 

Magda AmaralPor: Magda Amaral
Área: Consultoria
Administradora de empresas, contadora e especialista em gestão contábil/financeira. Prestadora de serviços em consultorias e treinamentos nas áreas de Finanças,  Recursos Humanos - Empreendedorismo e Comércio Exterior; Gestora na implantação de softwares de gestão e padronização de setores. Experiências em rotinas administrativas, financeiras, auditoria, Recursos Humanos e treinamentos. Presta serviços para: SEBRAE, APRAS, Associações Comerciais e Instituto Mercosul. Ministra aulas para cursos de Graduação e Pós-Graduação.


» Voltar para os Artigos

 

Microfranquia 2016...
Mais Videos
Nenhum registro de agenda.

Mais Agenda

Como ficou sabendo do projeto Microfranquia?
» Resultado Parcial

Cadastre-se e receba as novidades e informativos de Micro Franquias.

Nome:
Email:
REALIZAÇÃO:
Instituto Tomodati
PATROCINADORES:
BIDFOMIN
APOIO:
FampeparFCVCesumarACIMConampiABFMaringá CVBPrefeitura de MaringáABD
DESENVOLVIMENTO:
Nexus Design