TwitterFacebookYoutube
Carregando...

Artigos

  

EMPREENDEDORISMO EM MICROFRANQUIAS
15.mar.2012 [qui]


Muito já se discutiu, comentou, explanou sobre empreendedorismo e a importância de ser empreendedor, independentemente do segmento empresarial, seja ele serviço, seja ele comércio, seja ele indústria.
 
Empreendedorismo, ou melhor, atuar neste mercado competitivo com empreendedorismo é essencial para a sobrevivência no mundo dos negócios. Quando abordamos o assunto microfranquias, assim como também franquias, o que se costuma ouvir é que para se ter uma microfranquia, ou franquia, é simplesmente comprar uma e fazê-la funcionar utilizando os conceitos e orientações do franqueador. Mas pergunto: Só isso basta para que o seu investimento em uma microfranquia, ou franquia, tenha sucesso? A resposta é NÃO.
 
Infelizmente ainda nos deparamos com esta realidade de pensamento das pessoas que estão encontrando uma oportunidade de negócios em microfranquias, devido o valor de investimento neste novo modelo de negócios ser baixo, até R$50 mil reais. Como este valor é bem mais reduzido em relação aos valores dos outros modelos de franquias, que iniciam na média de R$150.000,00 e podem chegar acifra de milhões de reais, o investidor em microfranquias estabelece um conceito de que não se faz necessário ser um empreendedor, ou melhor, gerir a sua microfranquias com empreendedorismo para obter o sucesso.
 
Para aqueles que tem como objetivo investir em microfranquias, é importante saber que, para ser um microfranqueado se faz necessário atuar profissionalmente e com atitudes empreendedoras para que o seu investimento, independentemente do valor que seja feito, poça alcançar o sucesso almejado e, para que seja possível minimizar os erros de gestão e de pensamento empresarial, oriento que o empreendedor em microfranquia deve possuir algumas características básicas para começar seu negócio.
 
Quais são essas características? Disciplina, que é essencial para assegurar o desenvolvimento dos trabalhos conforme o modelo de negócio desenvolvido pelo franqueador; Comprometimento por parte do franqueado, pois este deve ficar a frente do seu negócio; e Vontade e Determinação por parte do franqueado pois no mundo dos negócios há momentos de altas e baixas e esta oscilação exige que o franqueado tenha esta característica para se sustentar no negócios.
 
Hoje, as microfranquias estão sendo o nicho de mercado e o segmento que podemos chamar de “menina dos olhos” para quem quer adentrar neste segmento fique atento, pois além de saber que deve possuir as características supra citadas, deve pesquisar sobre a microfranquia que deseja comprar, sua política de relacionamento entre franqueador e franqueado, ler a COF e compreender muito bem o que está escrito neste documento, elaborar um planejamento financeiro que possa gerar uma sustentabilidade de seu investimento.
 
Conhecer o franqueador e se auto conhecer é sempre importante para que seu investimento em microfranquia possa alcançar os resultados almejados, tanto pelo franqueado quanto pelo franqueador. Esta deve ser uma relação ganha-ganha entre franqueador e franqueado.
 

Luiz Carlos FlamengoPor: Luiz Carlos Flamengo
Área: Consultoria


» Voltar para os Artigos

 

Microfranquia 2016...
Mais Videos
Nenhum registro de agenda.

Mais Agenda

Como ficou sabendo do projeto Microfranquia?
» Resultado Parcial

Cadastre-se e receba as novidades e informativos de Micro Franquias.

Nome:
Email:
REALIZAÇÃO:
Instituto Tomodati
PATROCINADORES:
BIDFOMIN
APOIO:
ABDConampiFCVFampeparCesumarMaringá CVBACIMPrefeitura de MaringáABF
DESENVOLVIMENTO:
Nexus Design